Como funciona o transporte de resíduos ? Saiba as normas e licenças necessárias na hora de contratar um transportador.

O transporte de resíduos é um assunto delicado e que merece uma certa atenção de quem não entende do processo, principalmente se você está pensando em contratar este tipo de serviço. Consequentemente, muitos dos resíduos são perigosos e oferecem risco ao meio ambiente. Desta maneira, as normas e licenças que envolvem o procedimento são rigorosas. Para saber melhor como funciona o processo de transporte de resíduos e quais são as leis que o cerca, acompanhe o artigo!

Como funciona o transporte de resíduos?

Em primeiro lugar, ressaltamos que o transporte de resíduos deve ser realizado por empresas qualificadas e que estão dentro das normas técnicas solicitadas, de acordo com a lei. Consequentemente, o serviço consiste na coleta de resíduos por meio de transporte licenciado e adaptado para esta finalidade. Além disso vale ressaltar sobre o cuidado que a empresa responsável deve ter ao transportar os resíduos.

Na hora do transporte é fundamental que a operação seja realizada de forma correta, pois esses materiais podem conter altas concentrações de poluentes como óleo, graxa, metais pesados, compostos orgânicos voláteis e até mesmo amônia.Tudo altamente prejudicial ao meio ambiente.

Etapas adequadas do transporte de resíduos

Se você está pensando em contratar o transporte de resíduos, saiba que faz-se necessário seguir algumas etapas fundamentais do processo. Veja abaixo quais são.

  1. Contratação da empresa

Para realizar este processo, é importante contratar uma empresa de qualidade. O primeiro passo então, é buscar por uma empresa que faça a coleta e o transporte de resíduos. Antes de manter a contratação é necessário checar se a mesma está dentro das normas determinadas por lei, se está em situação regular e se possuem as licenças do IBAMA, INMETRO e órgão estadual.

  1. Coleta adequada

A captação em sua grande maioria deve ser de forma celada, mantendo risco zero ao meio ambiente e aos profissionais que realizam o procedimento.

  1. Veículos para transporte de resíduos

Os veículos para transporte de resíduos devem ser equipados com compressor de anel líquido, por exemplo. Além de ter a capacidade adequada a quantidade de efluentes que serão transportados.

O transporte de resíduos para o tratamento deve ser realizado com precaução e de forma responsável, além disso deve estar de acordo com a legislação. Ainda, o transporte de resíduos não pode ser realizado junto com alimentos, medicamentos ou produtos que se destinam ao consumo ou uso humano ou animal. Os caminhões precisam estar dentro das normas e padrões técnicos e em um bom estado de conservação para que não permita o vazamento ou derramamento durante o transporte.

O Transporte é uma etapa rigorosa no processo de destinação de resíduos por causa dos riscos de acidentes no trajeto entre o gerador e o receptor. Em suma, é de extrema importância contratar uma empresa qualificada para o trabalho, evitando danos que podem ser causados ao meio ambiente e multas que podem ser geradas para a empresa.

A D&D Ambiental atende todas as normas técnicas solicitadas para transporte de resíduos, visando a adequação a Resolução da ANTT 420/2004 que regulamenta o Transporte Terrestre de Produtos Perigosos, especificamente os resíduos classe I.

Contrate uma empresa em que você confia. Entre em contato conosco. Até a próxima!

Fique ligado também nas nossas redes sociais: Facebook | Instagram

Veja também: Hidrojateamento: Você sabe o que é? Saiba como funciona este processo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *