Certificações

Certificações ambientais são maneiras encontradas pelas empresas para confirmar sua responsabilidade ambiental e demonstrar que se enquadram nos padrões de sustentabilidade.

Além de fazer o bem ao meio ambiente, as certificações ambientais significam para a empresa economias a curto e longo prazo, pois as empresas experimentam minimização do desperdício, redução do consumo excessivo e evitam multas pelas leis ambientais vigentes . Além disso, alguns programas e bancos oferecem bônus e linhas de crédito exclusivas para projetos de sustentabilidade às empresas que comprovem a responsabilidade ambiental.

Separamos alguns exemplos de selos e certificações importantes e que confirmam a responsabilidade ambiental da sua empresa perante o mundo.

Programa Selo Verde

Estabelecido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), esse selo atesta marcas e produtos ambientalmente amigáveis através do “Rótulo Ecológico” colocado no produto. Esse selo pode ser obtido através da página oficial do programa ou por formulário enviado à ABNT.

Carbon Free

É um selo obtido por empresas, pessoas, eventos ao se cadastrarem na Iniciativa Verde (http://www.iniciativaverde.org.br/ ), que contabiliza o potencial de emissão de carbono e calcula formas de compensação desse dano à natureza.

Forest Stewardship Council – FSC

O Conselho de Manejo Florestal não emite certificações, mas garante que aquelas emitidas pelas certificadoras estejam dentro dos padrões vigentes. As certificadoras, portanto, buscam se adequar aos Princípios e Critérios do FSC para manter sua validade.

Ecoetiquetas e Selo Verde do CNDA

São certificações emitidas pelo Conselho Nacional de Defesa Ambiental  para garantir que produtos e serviços atendam às normas pré-estabelecidas de responsabilidade ambiental. O CNDA oferece também o selo “Empresa amiga do meio-ambiente” para empresas que apoiam ações socioambientais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário