Tratamento de esgoto e saúde pública
Tratamento de esgoto é mais do que um item fundamental na proteção do meio ambiente, uma questão de saúde pública. Esse problema não se resume a situações em que dejetos são depositados em céu aberto. A falta de limpeza das estações de tratamento, negligência na manutenção de fossas e contaminação de córregos com dejetos são alguns exemplos de perigos com esgoto que infelizmente podem ser encontrados com frequência.
Os locais que apresentam alguma dessas situações podem ser facilmente foco de doenças, e devem ser alvo de melhoria dos responsáveis, para que a população não seja afetada. Algumas das principais doenças causadas pela falta de tratamento de esgoto são:
Hepatite A
Transmitida pelo consumo de alimentos ou água contaminados ou pelo contato com pessoas infectadas. Os sintomas da Hepatite A incluem fadiga, náusea, dores abdominais, falta de apetite e febre baixa.
Giardíase
Transmitido pela ingestão de protozoários pelos cistos presentes nas fezes dos infectados. Parasitas se prendem à parede do intestino delgado causando diarreia e desconfortos abdominais.
Amebíase
Também transmitida principalmente pela ingestão de alimentos contaminados, os sintomas dessa doença são fadiga, cólicas abdominais, fezes pastosas com muco e sangue ocasional, gases em excesso, dor retal durante evacuação (tenesmo), perda de peso.
Febre Tifóide
Os sintomas dessa doença são febre alta, vômito, dor de barriga, prisão de ventre, diarreia, dor de cabeça, perda de apetite, perda de peso ou pintinhas vermelhas na pele.
Cólera
Doença bacteriana que causa diarreia e desidratação intensas, geralmente disseminada no inverno.
Ascaridíase ou Lombriga
Devido ao espalhamento das larvas, os sintomas dessa doença podem ser febre, dor de barriga, diarreia, náuseas, bronquite, pneumonia, convulsões e esgotamento físico e mental.
Leptospirose
Transmitida pela ingestão de água ou alimentos contaminados com a urina do rato. A doença pode apresentar-se como um simples estado gripal, complicações hepáticas e renais graves, vômitos, dores de cabeça e muscular.