Em março desse ano, na ocasião do Dia Mundial da Água, a Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou um relatório a respeito das águas residuais no mundo. O documento afirma que o tratamento de águas residuais, embora ainda seja pequeno atualmente, é um método eficiente para combater a escassez de recursos hídricos que assola todo o mundo.

Escassez de Água e a necessidade do tratamento

Atualmente, dois terços da população mundial vive em áreas em que há escassez de água pelo menos uma vez por ano. Ao mesmo tempo, apenas 20% da água que é utilizada passa por processos de tratamento, sendo que 80% volta para o meio ambiente contendo resíduos muitas vezes tóxicos. O tratamento de águas residuais pode ser uma forma de mudar essa realidade, pois as águas tratadas podem ser utilizadas para diversos fins que não exijam água potável.

O problema do desperdício

Outro destaque dado pela ONU na ocasião foi a respeito do desperdício e ações individuais que cada cidadão deve tomar para conscientização sobre a questão da água no mundo. Ainda segundo o relatório, até 2030 a demanda por água deve aumentar 50%, por isso é urgente o planejamento e a efetivação de ações que possam suprir essa necessidade futura.

Se inscreva

Se inscreva

Temos uma lista de e-mails onde enviamos dicas importantes sobre gestão ambiental.

Cadastro efetuado com sucesso