Como funciona uma fossa?

As fossas são um equipamento alternativo de tratamento de esgoto, principalmente em locais residenciais onde o saneamento básico ainda não é completo ou até mesmo indústrias que prefiram esse tipo de sistema em suas instalações. A fossa passa por um sistema de separação dos resíduos sólidos e líquidos, e acumula em um reservatório vedado os dejetos, evitando contaminações e doenças. Por esse motivo, é preciso manter em dia a manutenção e limpeza de fossa, para impedir a proliferação de micro-organismos e manter o bom funcionamento do sistema. Além disso, alguns cuidados devem ser tomados principalmente em épocas de chuvas frequentes para evitar danos.

Por que a água da chuva danifica a fossa?

As tubulações das fossas não são adequadas para um grande volume de água. Portanto, ao deixar que a água da chuva escorra para o sistema há um grande risco de romper com a grande pressão das águas. O mesmo pode ocorrer com água de calhas, portanto recomendamos sistemas em que o volume das calhas seja direcionado diretamente para a rua. O rompimento das tubulações pode ocasionar o retorno do volume de esgoto já existente nas fossas juntamente com o volume de chuvas para dentro da residência. Caso a água da chuva já tenha invadido sua fossa, você deve antecipar a limpeza de fossa e manter em dia a manutenção para evitar problemas maiores.

A D&D Ambiental pode te ajudar com soluções em fossas sépticas e sumidouros, seja por precaução ou em caso de emergência. Entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar.

Se inscreva

Se inscreva

Temos uma lista de e-mails onde enviamos dicas importantes sobre gestão ambiental.

Cadastro efetuado com sucesso