A caixa de gordura é um dispositivo retentor de partículas de gordura que poderia passar pelas tubulações e prejudicar o funcionamento geral. Ou seja, logo de início já sabemos o quão importante é a caixa de gordura e como prevenir danos a ela é fundamental.

As caixas de gordura são geralmente instaladas onde há a manipulação de alimentos e despejos de pias. Ao decorrer do artigo, entenderemos melhor sobre o que é caixa de gordura e como funciona a limpeza destes locais, além da importância  disto tudo.

Como funciona uma caixa de gordura?

As caixas de gordura precisam ser posicionadas estrategicamente para receber os despejos de pias, como mencionamos anteriormente. Desta forma, os despejos irão ocorrer diretamente, no mesmo pavimento de um prédio por exemplo.

Basicamente, a lei NBR 8160 não permite que se instalem caixas de gordura dentro da edificação ou em cada pavimento de um prédio. Desta maneira a partir desta regra, existe uma facilidade maior na manutenção, sem haver transtornos e operando o sistema da melhor forma possível. A caixa de gordura será formada por um tubo receptor, onde entram os despejo e um septo não removível.

Embora não seja obrigatória, a caixa de gordura é um item bastante importante em casas e apartamentos. Consequentemente, a caixa de gordura evita que estes despejos de restos de resíduos vão para o esgoto e por consequência ao meio ambiente.

Porque limpar uma caixa de gordura?

Basicamente as caixas de gorduras em apartamentos devem ser limpas a cada 3 meses. A limpeza deve ser realizada por uma empresa especializada. A limpeza da caixa de gordura não deve ser adiada. Tendo em vista que quando a capacidade do equipamento é atingida, existe risco de entupimento dos canos, resultando em um escoamento lento da água além de odor desagradável e aparecimento de insetos.

A caixa de gordura é um item necessário, levando em consideração que esse efluente possui uma carga orgânica muito alta. Desta maneira, quando disposto de forma incorreta pode causar sérios impactos ao meio ambiente.

A caixa de gordura requer a limpeza periódica para garantir o fluxo de funcionamento da rede com eficiência. Para fazer a limpeza da caixa de gordura de empresas, prédios e afins recomenda-se o uso de uma empresa especializada no assunto.

Sendo assim, nós da D&D Ambiental contamos com profissionais altamente qualificados e que entendem realmente do assunto. A D&D ambiental realiza a limpeza de caixa de gordura com equipamentos de auto vácuo e super modernos, garantindo o sucesso do procedimento.

Entre em contato com a D&D Ambiental e solicite um orçamento.

Fique ligado também nas nossas redes sociais: Facebook | Instagram

Veja também: Para que serve a limpeza de fossa?

Se inscreva

Se inscreva

Temos uma lista de e-mails onde enviamos dicas importantes sobre gestão ambiental.

Cadastro efetuado com sucesso