O que é compostagem
Compostagem é um processo de transformação de matéria orgânica, encontrada no lixo, em adubo orgânico (composto orgânico). É considerada uma espécie de reciclagem do lixo orgânico, pois o adubo gerado pode ser usado na agricultura ou em jardins e plantas.
A compostagem é realizada com o uso dos próprios microorganismos presentes nos resíduos, em condições ideais de temperatura, aeração e umidade.
Importância para o meio ambiente e saúde das pessoas
A compostagem é de extrema importância para o meio ambiente e para a saúde dos seres humanos. O lixo orgânico, muitas vezes, é descartado em lixões, ruas, rios e matas, poluindo o meio ambiente. Além disso, o acúmulo de resíduos orgânicos a céu aberto favorece o desenvolvimento de bactérias, vermes e fungos que causam doenças nos seres humanos. Além disso, favorece o desenvolvimento de insetos, ratos e outros animais que podem transmitir doenças aos homens.
Com a compostagem, além de se evitar a poluição e gerar renda, faz com que a matéria orgânica volte a ser usada de forma útil.
Vantagens da compostagem
O produto da compostagem é um fertilizante natural, sem odor, bastante eficaz. A vantagem é que, por ser natural, ele não prejudica as plantas como os produtos químicos.
O que pode ir na compostagem?
Cascas de frutas, restos de alimentos vegetais, como folhas de legumes e verduras, pó de café usado, palha e folhas secas.
O que não pode ir na compostagem?
Jamais coloque restos de carne, frango ou peixe, sujeira de animais domésticos e gordura, pois isso deixará sua compostagem com odor forte e poderá até atrair ratos e insetos.
Há também quem use a compostagem como minhocário, acrescentando algumas minhocas para arar a terra da composteira. Para isso, porém, você deverá tomar mais alguns cuidados e, se possível, antes de montar, contatar um especialista.
1 comentário